terça-feira, 14 de junho de 2011

Foto que eterniza a história. Foto que vende histórias.


Semana de Comunicação começa em grande estilo.
A noite desta segunda-feira (13) ficará registrada nas lentes dos olhares atentos de alunos e professores que presenciaram o debate “Fotografia: A Luz que Delineia Imagem”, realizado no auditório da Faculdade da Cidade.
Os fotógrafos Carlos Casaes, Saulo Kainuma e Rômulo Portela iniciaram, em grande estilo, a Semanada de Comunicação da Cidade, promovida pelos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design de Produto e Moda.
Eternizando a história
O editor e coordenador de fotografia da Agência A Tarde, Carlos Casaes, trouxe sua experiência de mais de 20 anos como repórter fotográfico e revelou as emoções e os dramas da profissão. “O fotógrafo de jornalismo está sempre diante da verdade. É preciso tirar proveito do talento e dos conhecimentos técnicos para registrar o melhor momento, pois uma foto eterniza a história. O nosso maior desafio é fazer algo diferente para atrair o leitor”, frisou.
Casaes também destacou a autonomia que o fotojornalismo adquiriu dentro dos jornais, agências e revistas. “Hoje, quem define a foto de capa e fotos internas é o editor de fotografia. Isso valorizou muito a nossa profissão”, concluiu.
Vendendo histórias
Se no jornalismo, uma foto eterniza a história, o fotógrafo publicitário Saulo Kainuma mostrou que a foto publicitária constrói histórias para vender produtos, serviços e idéias. “Nossa foto depende totalmente de produção. É construída a partir de um briefing passado, que define um conceito a ser vendido para consumidores através da imagem. Temos que gerar o sentimento de satisfação nas pessoas para vender algo”, afirmou.
Rômulo Portela, também fotógrafo publicitário, destacou a criatividade como essencial na profissão. “Para cumprir prazos e satisfazer os clientes, temos que criar soluções rápidas e eficientes. Às vezes você programa fazer uma foto durante o dia e, por conta da chuva, fica até de madrugada para concluir o trabalho.
Flashes criativos
Os dois fotógrafos relataram fatos interessantes sobre essas dificuldades e seus flashs criativos, como encontrar duas mil sacas de café. “Ligamos para vários estados produtores de café para ir lá fazer a foto, e nada. Através de um amigo, conseguimos contato com uma fazenda em Brejões. Tivemos que viajar com muita chuva e pegar 12 quilômetros de estrada de barro. Mas, enfim, fizemos a foto”, lembrou, sorrindo, Casaes.
A Semana de Comunicação continua até o dia 16, com oficinas e outras palestras. Confira a programação em nosso blog.
Ascom da Semana de Comunicação

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